terça-feira, 12 de junho de 2012

DANUSA LEÃO


BIOGRAFIA

DANUZA LEÃO

Data de Nascimento:
26/07/1933
Signo:
Leão
Local de Nascimento:Itaguaçu,Brasil
Danuza Leão nasceu em uma cidadezinha no interior do Espírito Santo, filha de família de classe média. Com 10 anos de idade, chegou ao Rio de Janeiro e aos 15 já tinha amigos influentes como Di Cavalcanti, Vinícius de Moraes, entre outros. Ela observou o movimento da bossa nova nascendo, bem debaixo de seus olhos. Aos 18 anos, tornou-se a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior, na França. Dois anos depois, conheceu Samuel Weiner, o dono de um dos jornais mais influentes da época, o Última Hora, e acabou se casando com ele.

A vida de Danuza foi marcada por muitos amores. Teve três filhos com Samuel, um deles, inclusive, acabou morrendo em conseqüência de um acidente de trânsito, anos mais tarde. Aos 27 anos, se separou e acabou se apaixonando por Antônio Maria, cronista e compositor. Porém, depois de um tempo divorciou-se novamente e se casou com o jornalista Renato Machado, de quem também acabou se separando em quatro anos.

A década de 80 foi uma das piores para Danuza. Perdeu seu filho em 83 e sua irmã, Nara Leão, em 89. Após mergulhar em um período de profunda depressão, problemas com alcoolismo, acabou se reerguendo e voltando à ativa. Ela já foi dona de butique, membro de júri de programa de auditório, relações-públicas, entrevistadora de TV, produtora de novela, cronista social e publicou um livro de enorme sucesso sobre etiqueta moderna. Seu último feito, aos 72 anos, foi escrever sua autobiografia, Quase Tudo, que ainda se mantém como um grande sucesso nas prateleiras.

Fotos: Divulgação
FOTOS:
PREMIOS:
2005: Prêmio Jabuti - Quase tudo, categoria autor.
2008: Prêmio Jabuti - Danuza Leão Fazendo as Malas.
CURIOSIDADES:
Seu livro Na Sala com Danuza, de 1992, é até hoje seu maior sucesso literário. Figurou entre os livros mais vendidos por um ano e o tema etiqueta foi revisitado em Na Sala com Danuza 2, de 2004.
FONTE: GUIA DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário