sábado, 9 de junho de 2012

MARQUITO O ESTILISTA LANTEJOULAS E PATÊS



LANTEJOULAS E PAETÊS


ParkShopping homenageia
Markito com exposição
Marcus Vinicius Resende. Você reconhece esse importante nome da moda brasileira? E Markito? Além de aumentar seu conhecimento fashion sobre esse importante estilista da década de 70-80, te damos o mapa para ver de perto o trabalho dele, em exposição na capital federal.
Após mostrar os trabalhos de Dener Pamplona e Clodovil, Mariza de Macedo-Soares e Theodoro Cochrane seguem o trabalho de retrospectiva da moda brasileira com o glamour do designer Markito. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até o dia 12 outubro, próximo à portaria E no ParkShopping.
A exposição mostra mais de quarenta looks feitos pelo estilista. Todos cedidos por clientes de Markito. No acervo, peças das jornalistas Marília Gabriela e Joyce Pascowitch, além das poderosas de Brasília Cleuza Ferreira, da Magrella – onde se vendia as peças de Markito – Moema Leão, Cleucy Oliveira, Noêmia Sabag, Mara Amaral, Margarida Cruvinel, Vandinha Riccioppo, Manô Moraes, entre outras.

Markito nasceu em Uberaba, Minas Gerais, em 1952. A vontade de criar tomou forma cedo. Aos 12 anos de idade, Marcus já desenhava vestidos e fantasias para uma escola de samba de Uberaba.
Sua notoriedade chegou à cena carioca dos anos 70, quando ficou conhecido por passear com sua bolsa de pele de carneiro e sungas cavadíssimas, um choque para a época.
Mas Markito focou suas energias mesmo em São Paulo, onde trabalhou em um ateliê de costura, sempre com a vontade de desenvolver sua marca própria. Em 1982, com 30 anos, produzia 300 vestidos de alta-costura mensalmente, sob a marca que levava seu nome.
Influenciado pelo glamour hollywoodiano de Marilyn Monroe e Rita Hayworth, as roupas do estilista valorizavam as formas femininas com decotes e fendas ousadas. O brilho foi uma marca registrada no design de Markito, um apaixonado assumido da cultura disco. Os paetês, tafetás e jérseis eram seus materiais preferidos.
Você consegue reconhecer a jornalista Glória Kalil na foto?
O estilista frequentava o lendário Studio 54 em Nova York. Em plenos anos 80, personalidades como Diana Ross, Liza Minnelli, Bianca Jaegger e Farrah Fawcett vestiam as exuberantes peças de Markito.
No Brasil, sua amiga Marília Gabriela usou uma de suas criações na capa de seu álbum, lançado em 1982. Além da jornalista, Markito vestia Sonia Braga, Xuxa Meneghel, Christiane Torloni, Marília Pêra, Gal Costa e Ney Matogrosso.
Reconhecidamente workaholic, quando visitava o Rio de Janeiro, o estilista atendia cerca de 30 clientes em sua suíte. Mas o cansaço do trabalho nunca foi empecilho para Markito saborear o que a vida noturna tinha para lhe oferecer.
Na capital federal, Cleuza Ferreira, responsável pelo Grupo Magrella, vendia as peças assinadas por Markito.
“Ele era referência quando o assunto era glamour noturno em Brasília… Infelizmente morreu muito cedo, mas suas roupas são um legado belíssimo”, contou Moema Leão, uma das organizadoras da Casa Cor Brasília e grande admiradora do trabalho do designer.
O legado do estilista também está na sétima arte. A convite do cineasta Neville D’Almeida, Markito criou figurinos para o filme “Rio Babilônia”, de 1982. A cena final do longa que retrata uma festa, por exemplo, mostra 150 vestidos assinados por Markito.
O ano de 1983 marca o fim da cruta trajetória de Markito. Aos 31 anos de idade, ele foi a primeira personalidade brasileira a falecer vítima da aids. Na época, o designer estava em Nova York em busca de tratamentos para a doença.
Em 2008, o design de Markito foi homenageado durante a exposição ‘Flamboyant: Uma Mansão no Planalto’, na Galeria de Arte da Casa Cor Brasília. Além do estilista mineiro, peças de Clodovil Hernandes, Lino Villaventura e Wanda Borges estavam expostas com intenção de retratar um pouco da história da moda do high society brasiliense.
Charmoso, Markito arrancava suspiros de suas grandes amigas mulheres. A novela de Cassiano Gabus Mendes “Ti-ti-ti” de 1985/86, por exemplo, se inspirou em Markito para criar o personagem Jacques Leclair, que ganhou recente refilmagem em 2010
FONTE:FINÍSSIMO - BRASÍLIA NA MODA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário