sábado, 9 de junho de 2012

SCOTT FITZGERALD


Escritor norte-americano

Scott Fitzgerald

24/09/1896, Memphis (Estados Unidos)
21/12/1940, Califórnia (Estados Unidos)
Do Banco de Dados da Folha
[creditofoto]
Francis Scott Key Fitzgerald nasceu em 1896, em St. Paul, Minnesota (EUA). Filho de uma família de alta classe média, fez seus estudos na Universidade de Princeton, mas não chegou a se formar. Seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso, publicado em 1920, foi um sucesso imediato.

Em pouco tempo, vendeu 50 mil exemplares --quantidade fantástica para a época. Fitzgerald logo tornou-se o autor mais bem pago de seu tempo. Lançou Seis Contos da Era do Jazz em 1922; e três anos mais tarde surgiria O Grande Gatsby.

Fascinado pelo estilo de vida da elite, casou-se com uma bela mulher da alta sociedade. A vida de agitação do casal, com viagens e festas em cidades dos EUA e da Europa, terminaria de forma dramática: Zelda Fitzgerald viveu seus últimos dias em um hospício.

A vida atribulada não lhe permitiu produzir mais romances. Tornou-se então escritor de crônicas e ensaios, publicados em revistas. Somente em 1934 publicaria o romance Suave É a Noite, friamente acolhido pela crítica da época, mas hoje tido como um de seus melhores trabalhos.

Entregue ao alcoolismo, Fitzgerald amargou uma fase de ostracismo em Hollywood, escrevendo roteiros de filmes --todos rejeitados ou muito modificados. No ano de sua morte, 1940, chegou a começar mas não concluiu o romance O Último Magnata (The Last Tycoon), muitas décadas depois transformado em filme de sucesso na mesma Hollywood.
FONTE: UOL-EDUCAÇÃO    

Nenhum comentário:

Postar um comentário