sábado, 16 de junho de 2012

FAMÍLIA GUCCI:UMA HISTÓRIA DE GLAMOUR, COBIÇA, LOUCURA E MORTE


A FAMÍLIA GUCCI




Três dos filhos de Guccio foram responsáveis pela expansão da empresa ao longo das décadas, dividindo as atividades sem grandes conflitos. Aldo Gucci era o grande executivo, o que tinha ótimas ideias e acabou abrindo frentes para a marca fora da Itáia, estabelecendo-se em Nova York.Rodolfo, ex-ator e muito bem relacionado nesse meio, ficou responsável pela primeira loja em Milão.Vasco cuidava da produção em Florença. Guardadas as proporções, já que se trata de uma família tipicamente italiana, o arranjo entre eles funcionava até que seus filhos, a terceira geração Gucci, passaram a trabalhar na Casa.

Maurizio e Patrizia, o casal antes da quedaMaurizio e Patrizia, o casal antes da queda
No final dos anos 80 e início dos 90 Maurizio Gucci, filho único de Rodolfo, tomou para si a empresa em espetacular golpe que envolveu a entrada de um grupo de investimentos do Oriente Médio, o Investcorp, na tentativa de reerguer o grupo quase falido por conta de tantas desavenças e falta de uma estratégia de mercado.

Maurizio, substituiu seu pai Rodolfo e dispensou seu tio Aldo, que chegou a ser preso por sonegação de impostos. Nos anos 90, ele foi deposto pelo próprio grupo investidor, até então seu aliado. Foi quando entrou em cena a dobradinha mais festejada da história da moda: o executivo Domenico De Sole e o estilista Tom Ford, que já trabalhavam na Gucci. De Sole e Ford ficaram no comando da gride por uma década e ajudaram a definir todo o mercado de produtos de luxo nos anos 90 e 2000. Maurizio foi assassinado em 1995 e sua esposa, Patrizia Reggiani, foi acusada de contratar os assassinos de seu marido.

Depois do reinado de dez anos da dupla, a direção de criação recaiu sobre Frida Giannini, que já atuava na casa. Seu sucesso no departamento de acessórios com as carteiras icônicas da marca foram responsáveis por sua escolha, em 2005, para manter a Gucci no topo -- tarefa que desempenha com primor, vide o belo desfile de ontem em Milão.
Gucci verão 2012Gucci verão 2012

Casa Gucci: Uma história de glamour, cobiça, loucura e morteCasa Gucci: Uma história de glamour, cobiça, loucura e morte
O livro “Casa Gucci”, de Sara Gay Forden, lançado neste ano com o gancho dos 90 anos da empresa, é um trabalho de jornalismo investigativo minucioso com pesquisa que apresenta todo o aspecto de negócio da marca até a faceta corporativa iniciada nos anos 90, bem como o conceito-chave para se entender os rumos da moda no mundo atual. Tudo isso arrematado com as impagáveis histórias da família italiana que fazem do livro um deleite tragicómico sobre esse mirabolante case de sucesso. A trama ainda promete virar filme sob a direção de Ridley Scott nos estúdios Fox, mas Patrízia Gucci, neta de Guccio, já avisou que a familia pode interditar o projeto antes mesmo de chegar ao cinema.
E a novela continua...

Gostou? Siga o Colherada no Twitter!
Palavras-chave:
  • FONTE:COLHERADA CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário