segunda-feira, 25 de junho de 2012

AS PRIMEIRAS FÁBRICAS DO BRASIL

Industrialização do Brasil foi impulsionada por italianos

Descontentes com o trabalho nas fazendas, imigrantes italianos mudaram-se para a cidade e abriram as primeiras fábricas de macarrão em São Paulo
Foto: Divulgação/Museu da Imigração
Italianos instalando adutoras num jardim paulistano, em 1910
Nem todo italiano que desembarcou comoimigrante no Brasil queria ser agricultor. Pouco depois de chegarem as grandes levas, no final do século 19, as cidades já estavam cheias de italianos. Eles faziam qualquer tipo de serviço que não tivesse patrão e horário: vendedores de jornais, amoladores de faca, engraxates, cocheiros de carros de aluguel.
Alguns chegavam como comerciantes e outros já sabendo uma profissão. Na Itália, quase todos conheciam algum tipo de artesanato. Estabeleceram-se como pequenos ferreiros, marceneiros e abriram portinhas onde se consertava tudo, de onde surgiram grandes metalúrgicas e indústrias.
A primeira fábrica de macarrão no Brasil foi aberta em 1878. Mais tarde, em 1892, surgiu mais uma. Logo ali perto surgiram casas, farmácia e mais uma fábrica de macarrão. O lugar começou a ser chamado de Vila Prudente. Era o início daindustrialização de São Paulo.
Os trabalhadores rurais que mudaram para a cidade de São Paulo tomaram três rumos importantes: ou se tornaram operários especializados, homens de classe média, consumidora, ou se estabeleceram com sua oficina.
Foto: Divulgação
Conde Francisco Matarazzo, fundador da Indústrias Reunidas F. Matarazzo
Segundo o escritor Franco Cenni, em 1900 havia 35 indústrias no Brasil. Todas de italianos. Francesco Matarazzo e Rodolpho Crespi foram os nomes da indústria brasileira na imigração italiana.






Fonte: José Carlos Marão, Realidade, 01/10/1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário